FAQ - PERGUNTAS FREQUENTES

  • Como deve ser a embalagem da mercadoria?

As mercadorias devem estar embaladas em caixas de papelão ou embalagens adequadas para que não sofram avarias ou danifiquem outras mercadorias. Nos casos de volumes muito grandes, estes deverão ser embalados em caixa de madeira totalmente fechada ou engradado de madeira.
 

  • A Rispa Transportes possui Seguro Total da mercadoria Transportada ? 

Sim, a Rispa Transportes  possui seguro de todas as mercadorias transportadas, para o valor integral da mercadoria contido na Nota Fiscal.
 

  • Como efetuar a retirada de um material pertencente a outro destino ?

Por questões de segurança, o destinatário precisa autorizar a retirada da mercadoria em carta timbrada pela empresa com os dados da pessoa que irá retirar. Quando for pessoa física, o remetente deverá informar os dados no ato da emissão.
 

  • Qual a diferença entre frete fracionado e frete fechado exclusivo ?

Na carga fracionada, o veículo é compartilhado com outros remetentes e destinatários; na carga exclusiva, o veículo é totalmente dedicado à empresa contratante e o custo do próprio é totalmente repassado a essa empresa.
 

  • O que é Carga Fracionada ?

Carga fracionada significa que o volume que o cliente transporta ocupa menos do que um caminhão. A principal vantagem da utilização de serviços de transporte por parte de transportadoras de carga fracionada são seus custos. O preço para uso de transportadoras de carga fracionada é muito menor do que utilizar um caminhão inteiro.
 

  • O que peso cubado ?

Quando uma mercadoria possui um volume maior e pouco peso, estas medidas são utilizadas para cálculo do peso equivalente ao espaço ocupado pela mercadoria.
 

  • O que é CIF ?

CIF (Cost, Insurance and Freight) ou Custo, Seguro e Frete – significa que o fornecedor se responsabiliza pelo frete, cabendo a este fornecer uma guia para que o comprador possa resgatar o produto perante o courrier. Este custo consta no orçamento do fornecedor.
 

  • O que é FOB ?

FOB (Free On Board) significa que o fornecedor se responsabiliza (contratualmente) pela mercadoria até a hora em que ela é entregue, na data e hora, ao courrier escolhido pelo comprador. Este preço não faz parte do orçamento do fornecedor, deverá ser calculado pelo comprador de acordo com o serviço de frete que escolheu.

 

  • É possível mudar o tipo de serviço após a coleta?

Sim, desde que ainda não tenha sido efetuado a emissão do "Conhecimento de Transporte Eletrônico" – CTE.

 

  • Como eu informo qual é o endereço de entrega?

na nota fiscal eletrônica (DANFE), nos campos "destinatário" ou "observação".

 

  • Existem opções para entrega no dia seguinte ao envio (overnight)?

Sim, consulte-nos! Trabalhamos também com a modalidade "emergencial" e veículo exclusivo.

 

  • Quais são as formas de pagamento que a Rispa Transportes aceita?

Depósito bancário antecipado, com envio de comprovante;

Faturamento, via boleto bancário, para clientes cadastrados e com embarques frequentes que não possuam restrições em seu CNPJ

 

  • A Rispa Transportes  oferece entrega nos fins de semana e feriados?

Em algumas situações, poderemos realizar a entrega ou coleta em finais de semana, desde que com agendamento prévio. Nestes casos, haverá uma taxa diferenciada para a operação, que deverá ser paga com antecedência.